O artigo "Simulação realística em urgência e emergência na perspectiva discente", publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento em 2023, explora como a simulação realística pode identificar dificuldades de aprendizado em estudantes de medicina durante treinamentos em situações críticas. O estudo envolveu 29 alunos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que participaram de treinamentos teóricos e práticos em cenários simulados de Parada Cardiorrespiratória (PCR), Dor Torácica Aguda (DTA) e Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Os resultados mostraram uma avaliação positiva do método, com melhor desempenho dos alunos nos atendimentos à PCR e AVE. Dificuldades identificadas incluíram a ausência de checklists visíveis, falta de "flashcards" para consulta rápida e necessidade de maior diversificação dos casos clínicos. O estudo conclui que a simulação realística é uma ferramenta valiosa no treinamento médico, destacando a importância do feedback dos alunos para aprimorar continuamente essa metodologia.
Leia a publicação na íntegra em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/urgencia-e-emergencia
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